13 de agosto de 2020

Revitalização do Centro Histórico traz vida à rua Chile na capital baiana


Salvador se renova sem abrir mão do passado, reforçando a vocação turística. Roteiros interessantes, que unem o tradicional e o moderno, podem ser experimentados no Centro Histórico, em sintonia com as obras de requalificação e revitalização feitas na área, principalmente da Rua Chile. A novidade integra parte do projeto 'Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador', desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

Pelo menos 330 metros da via deverão voltar a ser de paralelpípedo e os trilhos dos antigos bondes que percorriam a Rua Chile deverão ficar à mostra, além reformas para a melhoria da acessibilidade e rebaixamento da fiação aérea. A ideia é devolver as características originais da rua, que é considerada Patrimônio da Humanidade e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A segunda parte do projeto 'Pelas Ruas' contempla além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Ao todo, o projeto conta com investimento de R$ 124 milhões e deve requalificar mais de 280 ruas do Centro Antigo de Salvador.

Nessa área, que abriga monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), novos investimentos como o Fasano Salvador que está localizado na Rua Chile é parte importantíssima desse processo que trará melhorias para a população com mais acessibilidade e desenvolvimento, além de valorizar ainda mais o legado arquitetônico da cidade e da região.

A Praça Castro Alves também passou por uma requalificação. Na lista de intervenções, a circulação dos automóveis foi separada com a instalação de defesas de concreto. Além disso, todo o asfalto da pista no entorno do local foi retirado e substituído por piso em paralelepípedo (como era antigamente) e a fiação da iluminação foi alocada para valas subterrâneas.

A Prima Empreendimentos escolheu a rede de hotelaria de alto luxo mais famosa do Brasil para ser a operadora do hotel, que foi construído em um prédio histórico de 1930, onde funcionava a sede e a gráfica do jornal A Tarde, um dos principais jornais da Bahia. Conheça mais sobre esse investimento da Prima na capital baiana.

Estilo sofisticado com atmosfera descontraída

A união da sofisticação característica do Grupo Fasano e a descontração soteropolitana é a fórmula perfeita para o sucesso do Fasano Salvador. O edifício é um legítimo representante do estilo Art Déco, que abrigou durante 45 anos a primeira sede do jornal A Tarde trazendo um valor arquitetônico reconhecido. O projeto assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld respeitou as características originais do edifício, inclusive mantendo sua fachada com o nome do jornal.

O Fasano Salvador conta com 70 quartos, distribuídos em 11 pavimentos de 7 mil m² de área construída. Os apartamentos, de 30 m² a 75 m², são todos personalizados e exclusivos, seguindo o padrão em madeira escura, no piso e nos painéis. O desenho original das portas dos quartos foi mantido, outro detalhe aproveitado foram as janelas superiores das portas, transformadas em luminárias.

O rooftop possui uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, um dos cartões postais da capital baiana, dispõe de deck em madeira, com piscina revestida em granito azul Bahia, o Fitness Center e Wellness SPA, que inclui três salas de massagem e sauna úmida. O Hotel também possui Business Center com duas salas modernas que chamam a atenção pela exclusividade e infraestrutura de última geração, projetado para sediar eventos multifuncionais de pequeno e médio porte.

Dos sete empreendimentos hoteleiros da rede Fasano, o de Salvador foi o primeiro a ser instalado em prédio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como Bem Cultural da Bahia.

O único local brasileiro citado na lista “World´s Greatest Places 2019”, da revista norte-americana Time, que elegeu os 100 melhores lugares do mundo para visitar, para comer e beber e para se hospedar.

Praça Castro Alves

A emblemática Praça Castro Alves, lugar icônico do Centro Histórico de Salvador, com vista para a Baía de Todos os Santos é sede do hotel mais charmoso e elegante da cidade.

Um lugar com localização privilegiada, o Fasano está a pouco menos de dez minutos a pé dos locais onde se vive a alma da cidade: o Elevador Lacerda, a Câmara Municipal, as dezenas de igrejas centenárias, os botecos e do Pelourinho. Ainda tem o Espaço Itaú de Cinema, com café, livraria, pipoca e aquela programação de filmes imperdíveis.

As reformas e requalificação do Centro Histórico vão valorizar ainda mais a região que precisava de uma atenção especial, pelo seu valor histórico. Em breve, você vai poder ver de pertinho todas as modificações feitas para você.

Compartilhe
Leia também
Categorias
Primanews

Mantenha-se informado sobre as principais notícias do mercado imobiliário através de seu e-mail.

Aceito receber futuras comunicações da Prima Empreendimentos sobre novidades e empreendimentos