A sustentabilidade, ao longo dos últimos anos, se tornou um tema em evidência. Cada vez mais pessoas tem compreendido a importância de fazer escolhas mais conscientes no seu dia a dia. Tudo para gerar o menor impacto possível na natureza.
Seguindo essa tendência, o ecoturismo tem ganhado destaque como uma opção que valoriza o meio ambiente. Se você quer descobrir o que é o ecoturismo e as opções que a Bahia reserva para a prática desta modalidade, continue a leitura.
O termo ecoturismo foi introduzido no Brasil no final dos anos 80, seguindo uma tendência mundial que buscava formas mais sustentáveis, devido uma crescente valorização do meio ambiente pela sociedade.
Segundo a EMBRATUR – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo - ecoturismo é “o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”
Mas na prática: o que é o ecoturismo? É a modalidade de turismo que promove o contato com ambientes naturais garantindo a proteção ambiental das áreas que esse turismo ocorre.
Quando pensamos em ecoturismo no Brasil, a Bahia é um dos estados que mais se destaca e atraem visitantes.
Tendo a Chapada Diamantina como principal atração. Afinal, o Parque da Chapada Diamantina concentra um grande volume de cachoeiras, rios e trilhas.
Contudo, o ecoturismo na Bahia está presente em diversas cidades, indo muito além da Chapada Diamantina.
Se você está escolhendo um destino para viver a experiência do ecoturismo, nossa sugestão é conheça Baixio.
Esse é um daqueles destinos de quem ama o contato com a natureza e deseja viver o ecoturismo.
Baixio é um povoado do distrito de Esplanada, no estado da Bahia, que fica a 164 km de Salvador, via Linha Verde, e a 30 minutos da Praia do Forte.
Além das praias perfeitas para surfistas, o povoado está localizado em uma área de proteção ambiental, a Apa Litoral Norte. Baixio abriga uma das maiores reservas de restingas protegidas do Brasil, tendo um vasto território quase virgem, com uma diversa fauna e flora.
Devido às 14 nascentes que estão presentes perto da região, o povoado tem 5 lagoas que encantam os moradores e visitantes pelas águas calmas e cristalinas. Destas, as lagoas da Panela, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, que ficam na Fazenda Baixio, são as mais conhecidas.
Para controlar o impacto ambiental na região, a entrada nestas três lagoas é limitada para 30 visitantes ao dia. Por isso, se você for visitar esse paraíso não deixe de agendar com antecedência.
Viu só? A praia de Baixio tem tudo o que um amante da natureza gosta! Agora que você sabe um pouco mais sobre esse lugar deslumbrante, conheça o Ponta de Inhambupe, um empreendimento em frente ao mar, com uma surpreendente estrutura hoteleira e de lazer.
Mantenha-se informado sobre as principais notícias do mercado imobiliário através de seu e-mail.