Você sabia que segundo o Ministério do Meio Ambiente, 50% dos resíduos sólidos gerados no Brasil vem da construção civil? Esse é apenas um dos impactos da área no meio ambiente.
Para minimizar alguns destes impactos, prefeituras brasileiras começaram a criar iniciativas que incentivassem a adoção de práticas mais sustentáveis nas reformas e nas construções de novos empreendimentos.
O IPTU Verde é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador. O Programa de incentivo soteropolitano, vem desde 2015 incentivando empreendimentos imobiliários a implementarem ações mais sustentáveis através do desconto no IPTU.
Se você quer entender melhor como o IPTU Verde funciona e quais os descontos que pode adquirir ao adotá-lo, continue sua leitura.
IPTU Verde é o nome dado ao Programa de Certificação Sustentável em edificações no Município de Salvador.
Instituído pelo Decreto nº 25.899, em Março de 2015, o programa incentiva a adoção de práticas e ações sustentáveis nos empreendimentos imobiliários através de benefícios fiscais. Um dos objetivos do programa, por consequência, é reduzir o consumo de recursos naturais e os impactos ambientais da construção civil.
O programa IPTU Verde delimita, através do decreto municipal, diferentes requisitos que podem gerar pontuação para a obtenção de desconto no imposto predial e territorial urbano (IPTU). Ao todo, são 63 requisitos, entre eles: uso de fontes alternativas de energias, utilização da pavimentação permeável, implantação do telhado verde, gestão dos resíduos sólidos, etc..
Provavelmente, você deve estar se perguntando: qual o desconto que posso conseguir ao adotar essas práticas sustentáveis em meu empreendimento? Nós vamos te explicar!
Os descontos variam conforme a pontuação acumulada. O IPTU Verde contempla três categorias de certificação:
Bronze: 50 a 69 pontos que equivalerá a 5% de desconto.
Prata: 70 a 99 pontos que equivalerá a 7% de desconto.
Ouro: Maior ou igual a 100 pontos que equivalerá a 10% de desconto.
Como o programa delimita diferentes pontuações para cada iniciativa sustentável, sua margem de desconto e categoria de certificação dependerão da totalidade pontuada.
Ou seja, o IPTU Verde funciona seguindo a seguinte lógica: mais práticas sustentáveis adotadas significam mais pontos acumulados. A totalidade da sua pontuação será equivalente a uma das três categorias de certificação.
Agora, você já conhece o funcionamento do programa soteropolitano de certificação sustentável. Mas você entendeu todos os benefícios que ele propicia? Venha descobrir os principais benefícios, segundo o time da Prima.
Quando os cidadãos entendem as práticas mais sustentáveis que podem adotar, mesmo que no começo seja por um benefício fiscal, uma mentalidade sustentável começa a ser construída.
Conforme falamos no começo deste texto, a construção civil é uma área responsável por grandes impactos negativos no meio ambiente. Assim, o incentivo de práticas mais sustentáveis, irá gerar como consequência a minimização destes impactos.
Quando um empreendimento é sustentável, o desconto no IPTU será repassado para todos os moradores que escolhem participar do programa.
O IPTU Verde incentiva a construção de empreendimentos cada vez mais sustentáveis, além de estimular a proteção ambiental, gerar educação sustentável e evidenciar as pequenas escolhas que protegerão o meio ambiente.
Agora que você já sabe como funciona o IPTU Verde, conheça o Horto Parque Barcelona, empreendimento projetado para se enquadrar neste sistema!
Mantenha-se informado sobre as principais notícias do mercado imobiliário através de seu e-mail.